http://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/od0057593/7441728_A7tJk.jpeg

Passados já alguns meses, desde a última denúncia, aumenta a sensação de insegurança em Lamego ao mesmo tempo que cresce a grande onda de assaltos verificados nestas três últimas semanas. Nem o Centro de Saúde de Lamego escapou.

A Comissão Inter-Concelhia Lamego/Tarouca do PCP denunciou e continua a denunciar os graves problemas de segurança que se fazem sentir no Concelho de Lamego, nomeadamente no que concerne à cidade durante o período nocturno.

No seguimento dessa denúncia, o grupo parlamentar do PCP, através do deputado Miguel Tiago, questionou o Senhor Ministro da Administração Interna sobre as medidas que estavam a ser tomadas para corrigir esta situação, tendo em vista o reforço de meios materiais e humanos para a GNR e PSP em Lamego.

Assim, no passado dia 7 de Junho, o Ministério da Administração Interna, na pessoa do Sr. Chefe de Gabinete do Sr. Ministro da Administração Interna, veio responder ao requerimento feito pelo PCP. Essa resposta, como a acção do Governo, é imprecisa, generalista, não indo além de um mero exercício de propaganda política.

Nessa resposta, alega o Governo que relativamente ao distrito de Viseu, o efectivo policial foi reforçado, durante o ano de 2009, com 20 elementos na PSP e 15 elementos na GNR, e que já em Junho de 2010 reforçou o efectivo policial da PSP com mais dez elementos.

Embora a Comissão Inter-Concelhia Lamego/Tarouca do PCP se congratule com o último reforço policial de aumento de efectivos, em resultado directo das denúncias por nós feitas, não pode deixar de criticar esta resposta vaga do Governo. Para a Comissão Inter-Concelhia do PCP o problema não está só na falta de Policiamento, mas também na permissividade das leis (nomeadamente do Código Penal) que permitem pôr em liberdade aqueles que praticam os roubos, mesmo se apanhados em flagrante.

Não pode, também, a Comissão Inter-Concelhia Lamego/Tarouca do PCP deixar de estranhar o silêncio e a inércia da Câmara Municipal de Lamego face à gravidade da situação. Será que é preciso assaltarem a Câmara Municipal para esta tomar posição e pressionar o Governo?

Ou só depois da casa roubada é que a Câmara Municipal resolve pôr as trancas na porta????

Lamego, 23 de Fevereiro 2011

A COMISSÃO INTER-CONCELHIA LAMEGO/TAROUCA DO PCP