diamantino_henriques_AVANTE

A CDU apresentou uma proposta na última reunião da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Viseu, realizada no passado dia 3 de Outubro de 2014, para que fosse atribuído o nome do Dr. Diamantino de Oliveira Henriques a uma rua da cidade.

A proposta foi aprovada por unanimidade, tendo a figura do médico Diamantino Henriques, merecido os mais rasgados elogios de eleitos de diferentes partidos.

O “Dr. Diamantino”, como era conhecido, foi um médico distinto que exerceu a sua actividade no Concelho de Nelas e de Viseu, tendo granjeado, pela sua generosidade e humanismo, o epíteto de “médico dos pobres”.

Desde muito jovem, Diamantino Henriques, afirmou a sua militância anti-fascista e afrontou corajosamente a ditadura, o que lhe valeu várias prisões nos sinistros calabouços do regime salazarista/marcelista.

Desde o dia 25 de Abril, assumiu sem medo a promoção das primeiras assembleias, reuniões e sessões de esclarecimento político, na cidade e na região, visando a divulgação dos valores da Revolução da Abril e o apoio aos militares libertadores.

Militante comunista desde a juventude, foi um destacado obreiro da organização do PCP no Concelho de Viseu, tendo ficado em seu nome o aluguer da sede do PCP, logo em Maio de 1974. Faleceu prematuramente em 06/03/1993, por coincidência no dia do 72º Aniversário da fundação do PCP.

Nunca é tarde para corrigir as injustiças históricas. Ao aprovar, por unanimidade, a colocação do nome do Dr. Diamantino Oliveira Henriques na toponímia da cidade de Viseu, a Assembleia de Freguesia da UF de Viseu, traz merecidamente para a ordem do dia, a memória de um cidadão exemplar, de um médico distinto e solidário, de um democrata combativo e de um comunista de convicções profundas e inabaláveis, que dedicou o melhor da sua vida à promoção do bem estar colectivo, à construção de uma cidade e de um país de fraternidade e justiça social.

Segue-se o texto da “Proposta” aprovada na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Viseu.

Proposta de atribuição de nome de rua ao dr. Diamantino de Oliveira Henriques (04/12/1930 - 06/03/1993)

Recém-licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra é preso pela PIDE tendo passado alguns meses na prisão do Aljube de onde transitou para Caxias. Sempre disponível para idosos doentes, era procurado por amigos e adversários que lhe reconheciam a integridade e a verdadeira vocação de «João Semana». Preso novamente em 1968 por oposição à guerra colonial e acusado de actividades subversivas enquanto cumpria o serviço militar em Moçambique como médico reinspeccionado foi julgado pelo Tribunal Militar em Lisboa. Regressou ao distrito, para Nelas, onde se encontrava a sua mulher e filhos. Continuou a exercer medicina privada por não lhe ser permitido o exercício de funções públicas, o que lhe dava para ir sobrevivendo, mas a sua vocação de «médico dos pobres» falava mais alto. Costumava dizer «Não tenho coragem de levar dinheiro aos doentes. Não lhes chega estarem doentes, ainda têm de pagar por isso?» Ingressou como médico cardiologista no Hospital de Viseu onde trabalhou até falecer aos 62 anos. Antes, exerceu a especialidade de pediatria que era a sua verdadeira paixão. Até à sua morte em 6 de Março de 1993, foi sempre um democrata íntegro, combativo e coerente, tendo dado um forte contributo para a consolidação da democracia e dos valores do 25 de Abril no Concelho de Viseu. A CDU, considerando os relevantes serviços cívicos, sociais, médicos, culturais e políticos prestados pelo Dr. Diamantino de Oliveira Henriques à cidade, propõe que a JF da UF Viseu decida pela atribuição do nome de uma rua a este cidadão exemplar. Deixamos como sugestão, a travessa à rua 21 de Agosto, de ligação ao mercado municipal, sem que esta condicione outras propostas que possam satisfazer esta nossa Proposta.

Viseu, 03 de Outubro, de 2014