Esta é a designação dada a uma iniciativa que o Partido Comunista Português – Viseu leva a efeito no próximo Domingo, dia 3 de Março, pelas 15 horas, no Museu do Caramulo.

Aproveitando o facto de o carro fazer parte do acervo que pode ser visitado naquele Museu, o PCP procura evocar e dar a conhecer a histórica Fuga de Caxias a 4 de Dezembro de 1961. Estará presente Domingos Abrantes, coordenador e participante nesta fuga, fazendo o relato do acontecimento na primeira pessoa.

No decorrer da sessão será disponibilizada uma edição fac-similada, em papel bíblia, do jornal Avante! clandestino, que noticiou esta evasão dos oito presos políticos. Todos eles eram membros e altos responsáveis do Partido Comunista Português e num acto de grande coragem, organização e audácia, desferiram assim um duro golpe no aparelho repressivo fascista.

A terminar o evento, o carro blindado usado na fuga será conduzido para o exterior do Museu, permitindo aos presentes uma melhor percepção das suas características.

Assim se inicia um conjunto de iniciativas que, no distrito de Viseu, integrará um vasto programa que celebra o Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, incontornável construtor de Abril, da democracia portuguesa e do seu partido.

Oportunamente será dado conhecimento de outras iniciativas já agendadas.

Viseu, 26 de Fevereiro de 2012

Comissão Organizadora