A BALADI, Federação Nacional dos Baldios, realizou no passado domingo, 29 de Janeiro, em Viseu, no Instituto Português da Juventude (IPJ), durante todo o dia um Encontro Nacional dos Baldios / Assembleia-geral da BALADI . Neste encontro participaram perto de 400 compartes dos baldios vindo de 11 Distritos do País (Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém).

No final da manhã realizou-se uma manifestação que percorreu as ruas da cidade desde o Fontelo aos Paços do Concelho. Aí chegadas as centenas de participantes encontraram as portas da Câmara Municipal fechadas. Isto apesar de ter sido dado conhecimento prévio ao Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e presidente da Câmara Municipal de Viseu da intenção de lhe ser entregue um documento aprovado no Encontro.

Deste Encontro Nacional dos Baldios, ressaltou a vontade dos Compartes dos Baldios e das suas mais legítimas organizações representativas – as Assembleias de Compartes, os Conselhos Directivos de Baldios, os Secretariados Distritais e a BALADI, com o apoio da CNA – continuarem a trabalhar na melhoria das condições de vida das Populações de vastas regiões.

Ao mesmo tempo, ressaltou a determinação em se prosseguir a luta - que já é histórica – em defesa dos Baldios ao serviço dos Povos e Compartes, e contra o roubo das suas riquezas por parte de grandes interesses económicos e grupos de pressão política.