2015_pcppev_legislativas_2015

O Parque Desportivo do Fontelo é uma área privilegiada para a prática desportiva, o desenvolvimento de atividades físicas de lazer mas também de competição. A diversidade de instalações e espaços desportivos que integra bem como a sua centralidade face à cidade justificam a elevada procura que regista por parte da população de Viseu.

São conhecidas as recomendações constantes no Decreto-Lei nº 188/2009 de 12 de Agosto bem como no Decreto-Lei nº184/2012 de 8 de Agosto no sentido da instalação de desfibrilhadores automáticos externos a ser utilizados por operadores treinados e certificados, atuando por delegação médica em locais de acesso público.

Sabemos que a utilização destes equipamentos em ambiente extra-hospitalar por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas de doenças cardiovasculares.

Apesar disto, ao que julgamos saber, não existe em todo o Parque do Fontelo, qualquer exemplar deste equipamento. Em face do exposto, recomendamos ao Executivo camarário que pondere a sua aquisição e instalação bem como o investimento na formação de operadores devidamente certificados que assegurem a prática de DAE no Parque Desportivo do Fontelo.

Viseu, 29 de Abril de 2016

A Eleita da CDU