CDU Autárquicas 2021.jpg

Boa tarde camaradas, companheiros e amigos

Cabe-me trazer a este encontro, que calorosamente saúdo, o balanço da intervenção CDU na Assembleia Municipal de Viseu.

Honrando a confiança em nós depositada pelos eleitores desde 2013, o trabalho que desenvolvemos pautou-se pela honestidade, rigor e competência.

A qualidade da nossa intervenção deu um forte contributo na luta contra o défice democrático que todos sentimos na região, deu voz e apontou soluções aos problemas concretos das populações.

Foi pelo direito à saúde que lutámos quando vezes sem conta nos referimos, por exemplo, à necessidade de construção do Centro Oncológico de Viseu e requalificação do Hospital Psiquiátrico, contra o encerramento de extensões de saúde como em Lordosa, a falta de profissionais no Hospital de Viseu.

Foi pelo direito à educação que nos posicionámos contra o encerramento de escolas, contra a municipalização, denunciámos a carência de recursos e contribuímos com soluções para que obras fossem realizadas, nomeadamente nas escolas Viriato e Grão Vasco, defendemos o reconhecimento da excelência do IPV como primeiro passo para a criação da Universidade Pública. Denunciámos o excesso de lotação e a falta de qualidade nos transportes escolares, nomeadamente em Calde.

Lutámos pelo trabalho com direitos ao denunciar os salários em atraso na Fulgurauto; exigimos a vinculação e o pagamento do subsídio de penosidade e risco para trabalhadores municipais, denunciámos as más condições de trabalho nos estaleiros de Cabanões e Repeses.

Vimos aprovadas por unanimidade moções contra as portagens e pela duplicação do IP3, requalificação da estrada 229 até ao Sátão e construção do IC 37 Viseu-Nelas; pela preservação do ambiente e da natureza, pela inclusão. Outras moções foram aprovadas por maioria como foi o caso da ligação de Viseu à linha da beira alta.

Em defesa da igualdade entre mulheres e homens propusemos a criação de um Plano Municipal da Igualdade e do Dia Municipal da Igualdade, demos forte contributo a iniciativas concretizadas no âmbito do combate à violência sobre as mulheres e pela inclusão, saudámos o Dia Internacional da Mulher.

Entre as inúmeras perguntas, requerimentos e recomendações apresentados, quase todos sem resposta, constam assuntos como: a transparência e o reforço no  apoio às associações; as inundações e falta de condições na feira semanal, recuperação e funcionamento das fontes públicas da cidade e freguesias de que é exemplo a de Stª Cristina; o reforço da iluminação pública em várias localidades nomeadamente em Rio de Loba; denúncia da privatização e degradação consequente do serviço da recolha do lixo e muitos outros que se prendem com a melhoria da qualidade de vida dos viseenses; denúncia da alteração do PDM para favorecimento dos grandes interesses instalados de que são exemplo a CUF ou a Quinta de Lemos.

Denunciámos o caminho para a privatização de serviços públicos, (lembramos aqui o processo Águas de Viseu), aquando da constituição do MUV defendemos que o transporte urbano e periurbano fosse municipalizado e não concessionado. Denunciámos a marca de classe e ilegalidades vertidas em regulamentos municipais, alterações ao PDM para favorecer grandes e pequenos negócios, “habilidades” de gestão municipal como ocorre na Viseu Marca, no resgate do parque de estacionamento de Stª Cristina, na construção de parques de estacionamento em zona verde do Centro histórico.

Pusemos a nu a mistificação dos cofres cheios tão propalada pelo executivo camarário bem como a realidade dos gastos supérfluos que o PS só agora descobriu. Tomámos posição reiterada contra a destruição da obra de Siza Vieira no Mercado 2 de Maio. Fizemos propostas para o desenvolvimento integrado do concelho nomeadamente com a introdução do metro de superfície na linha do Vouga e na linha do Dão, a recuperação e dinamização da Mata de Vale de Cavalos em Côta, para fins lúdicos e turísticos, a construção do inexistente parque de campismo e caravanismo de Viseu, a criação do Centro Interpretativo e Museológico do Vinho nas antigas instalações da Federação Vitivinícola do Dão, a criação da Escola de Música e Dança Cigana em Paradinha.

Denunciámos crimes ambientais como a deposição de lamas provenientes de ETAR em Povolide ou a ETAR que não funciona em Silgueiros, um aviário que drena para a captação de água no rio Vouga, o abandono a que esteve votada a Mata do Fontelo, a plantação massiva de eucaliptos em Mundão (que deu origem a um abaixo assinado muito bem recebido pela população), mas também em Gumirães e Torredeita.

Reclamámos obras para o tribunal de Viseu. Pugnámos contra o encerramento de estações dos correios a segunda repartição de finanças, pelo cumprimento da lei nos parques infantis da cidade.

Interviemos e conseguimos o apoio de vários presidentes de junta contra a agregação forçada das freguesias de que são expressão atual a posição dos órgãos autárquicos e das populações em Barreiros e Cepões, e Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.

Foi a CDU que, pela aprovação unânime de uma moção, permitiu que os pequenos proprietários florestais de Torredeita, pudessem aceder a financiamento europeu para reflorestar as áreas ardidas, verbas que no total ascendem a cerca de 400 mil euros.

Falámos da pobreza, da falta de desenvolvimento sustentado do concelho, da falta de efetivo apoio ao pequeno comércio e indústria, à agricultura familiar.

A nossa intervenção foi crítica, mas também feita de muitas propostas desvalorizadas pelo executivo camarário, mas por ele levadas à prática acrescentando uma vírgula ou um ponto final.

Este acervo de intervenção, com algum eco na comunicação social e junto das populações através de comunicados e boletins que poderiam ter sido em maior número, resulta da ligação da CDU às populações e aos trabalhadores, deu um forte contributo para afirmar a diferença dos nossos eleitos, a nossa marca.

Mantemos o compromisso assumido de lutar por um concelho melhor. Queremos eleger em Rio de Loba, Ranhados e Abraveses para além da freguesia de Viseu.

Viseu tem na CDU a confiança que nos responsabiliza, que nos incita a fazer mais e melhor.

Viseu pode contar com a CDU!