CDU Autárquicas 2021.jpg

Camaradas e amigos,

A Junta de Freguesia de Real, no concelho de Penalva do Castelo é, desde 2009, o único órgão autárquico de maioria CDU no distrito de Viseu.

Tudo começou em 2005 com um grupo de jovens, todos com menos de 30 anos, de uma associação cultural e recreativa da freguesia, activamente empenhados em melhorar as condições de vida da população. E o apoio e envolvimento de um militante comunista de Lisboa natural da terra e, mais tarde, da organização concelhia do PCP.

Neste contexto a lista da CDU obteve nas eleições autárquicas de 2005 30,09% e 2 mandatos. Votaram então 77,7% dos inscritos.

Durante os 4 anos seguintes os 2 eleitos da CDU em Real, além de identificarem os problemas da freguesia e reivindicarem a solução dos mesmos, apresentaram ideias e projectos inovadores.

Jamais a freguesia de Real foi tão informada sobre a acção dos seus eleitos como neste mandato. O Boletim mensal de informação à população pela CDU em Real chegou ao nº 20 e foi sempre distribuído porta a porta pelos 2 eleitos. Foi criado um site na Internet.

Os eleitos CDU foram os que mais intervieram, dentro e fora na Assembleia de Freguesia, de forma qualificada em torno dos problemas da sua aldeia. Problemas políticos, económicos, sociais e culturais. Associando a intervenção institucional com a mobilização da população. Imagem que se manteve em permanência desde então, numa articulação quase perfeita.

E obtiveram resultados: a construção da ETAR da Ribeira, a primeira no concelho em quase 30 anos. Processo que se arrastou por mais de 2 anos, tendo a Câmara Municipal de maioria PSD demorado 22 meses a remeter à CCDR Centro os documentos que esta solicitou para emitir a licença e as obras só começaram depois de uma visita de um deputado dos Verdes. A melhoria dos horários dos transportes públicos e escolares, de caminhos agrícolas, do funcionamento das fossas, são alguns dos exemplos. Pelo meio uma queixa à IGAT sobre funcionamento irregular da JF e uma Participação da CMPC à Inspecção do Ambiente.

Por fim, foi elabordo um projecto de Valorização da História e do Património de Real e um Estudo Monográfico da Freguesia.

E eram apenas dois jovens que lutavam pelo melhor para a sua freguesia que, quando foram eleitos em 2005, não tinham qualquer experiência nestas lides.

Os resultados em 2009 reflectiram esse trabalho. A lista da CDU obteve 50,93% e 4 mandatos. Votaram 74,48% dos inscritos

Desde logo os eleitos da CDU definiram a sua actuação prática na nova situação: Compor o que está mal, Arrumar a casa, Gerir melhor o que é de todos, Melhor Serviço, Dar Voz à População, Mais Informação, Exigir à Câmara Municipal, Exigir a outras entidades, Trabalhar com todos. Sempre fazendo o balanço dos compromissos assumidos e do seu estado de execução.

Junta aberta com horário diurno toda a semana (até hoje a única no concelho), oposição pela transferência do concelho de Penalva do Castelo para a alçada do Tribunal do Sátão, luta contra a extinção da freguesia, recuperação do Parque da Lameira, gestão dos Baldios.

Criação de um boletim on-line e de um site da Junta, de forma a criar uma Freguesia aberta e transparente, onde os cidadãos são informados das decisões tomadas e facilmente obtêm informações sobre a actividade da sua Junta de Freguesia. Bem como a reunião anual onde a população poderá apresentar as sugestões sobre o Orçamento e Plano de Actividades, que são depois trabalhadas pela Junta de Freguesia, que as poderá incluir nos documentos previsionais finais ou não. Cumprimento integral do Estatuto do Direito de Oposição em todas as suas vertentes, nomeadamente reunindo periodicamente com os eleitos de outros partidos e disponibilizando espaço no Boletim. Espaço, sublinhe-se, que até hoje nunca foi ocupado, ficando sempre em branco.

Nem só de “obras” vive uma comunidade, por isso não se preocuparam apenas em fazer obra, que também a fizeram. Souberam lançar/apoiar novos projectos e através de parcerias dar uma nova dinâmica à Freguesia. Exemplos não faltam: o projecto “Ser Mais Real” com actividades na área da animação cultural e acção social. Actividades de Verão e de Natal promovidas para as crianças. Exposição sobre a Freguesia de Real levada até à Comunidade Portuguesa de Cumberland, nos EUA. Exposição e colóquio Centenário Álvaro Cunhal - «Vida, pensamento e luta»

Pelo meio fica o miserável facto de um presidente de câmara do PSD telefonar a outro presidente de Câmara do PSD a pedir para que o presidente da Junta de Real, Pedro Pina Nóbrega, não fosse contratado como arqueólogo.

Resultados eleitorais em 2013: lista da CDU obteve 52,31% e 4 mandatos. Votaram 69,89% dos inscritos.

Na 1ª reunião os vogais da Junta foram eleitos por unanimidade (o que sucedeu pela 1ª vez, de acordo com os registos da Junta).

Painéis solares no forno comunitário, no lagar do Eiró e na Fonte de Real, sessão de informação sobre a produção de energia para autoconsumo. Real Digital para melhorar o acesso Internet. Beneficiação de caminhos e espaços públicos. Exposição do MDM «40 Papoilas de Liberdade». Oficinas de Artes plásticas. Projecto Real Florestal para valorizar os baldios. Projecto o futuro da memória da freguesia. Trilho de Ryal caminhada anual. Caminhada ao luar. Requalificação da escola primária, projecto estruturante de criação dum espaço multiusos, com a adaptação de uma sala para alojamento de visitantes e, no exterior, um espaço infantil e um centro BTT/Trail com balneários e WC. Estas foram algumas das acções desenvolvidas pelo executivo CDU.

Realizou-se o Encontro de eleitos e activistas da CDU do distrito de Viseu a 22 de Novembro de 2014 e Jerónimo de Sousa visitou Real, onde manteve contacto com a população e com o reconhecido trabalho realizado pelos eleitos da CDU em Julho de 2017.

Para culminar o Orçamento e Grandes Opções do Plano 2017 foram aprovados por unanimidade.

Resultados em 2017: lista da CDU obteve 44,13% e 3 mandatos. O PSD outros 3 e o PS 1. Votaram 71,6% dos inscritos. Portanto novo contexto: maioria relativa.

Estes resultados foram obtidos numa situação de empenho total da organização concelhia do PS, que incluiu a intervenção directa do novo executivo PS da Câmara, com cenas que a educação e o decoro me impedem de aqui referir.

Na primeira reunião a Junta de Freguesia manteve-se integralmente CDU (4 votos nulos) e a mesa da Assembleia de Freguesia passou a ser constituída por 2 eleitos do PSD, que presidia, e 1 do PS.

Mas não durou muito a lua-de-mel. Ao fim de poucas reuniões o eleito do PS e um dos eleitos do PSD deixaram de comparecer. E após alguns meses em funções a presidente da mesa da Assembleia, do PSD, deixando de ter o apoio do seu partido, viabilizou a eleição de uma nova mesa, na qual a CDU tem 2 lugares e assumiu a presidência.

Não é por acaso que a Freguesia de Real, em Penalva do Castelo, de maioria CDU, é considerada a nível nacional um exemplo impar, de gestão participada e democrática, com o envolvimento constante da população na elaboração e execução de cada orçamento.

O resultado está à vista: em 12 anos de exercício de poder pela CDU, o desenvolvimento da Freguesia e a melhoria das condições de vida materiais e imateriais da população não têm parado de crescer.

Todos, em particular os activistas da CDU de Penalva do Castelo, têm a enorme responsabilidade de contribuir com a sua acção e empenhamento para que nas próximas eleições de novo a CDU triunfe na Freguesia de Real.

Viva a CDU!