CDU Autárquicas 2021.jpg

Camaradas e amigos,

A CDU ao longo dos últimos 3 anos, tal como assumiu nos seus compromissos, trabalhou em prol do desenvolvimento de Mangualde, deu a cara, prestando informação à população.

Enquanto eleito da CDU participei em todas as Assembleias Municipais, incluindo as extraordinárias, intervi em todas elas, foram apresentadas mais de uma dezena de moções e recomendações e mais de uma centena de requerimentos e perguntas por escrito.

A CDU apresentou propostas na discussão dos orçamentos. Desmascarou a maioria dos compromissos plurianuais (contratos de prestação de serviços) assumidos pelo executivo do PS e que se traduzem por um lado, no esvaziamento de serviços da competência da autarquia e com meios próprios disponíveis. Por outro, no gasto de centenas de milhares de euros em aquisição de serviços que podem e devem ser feitos pelos trabalhadores da câmara.

Moções, agora eufemisticamente transformadas em recomendações, apresentadas pelo eleito da CDU mereceram o voto unânime. Foi o caso das moções contra portagens na A25/A24/A23 e sobre a rede de centros de recolha oficial de animais. Outras, significativamente, foram rejeitadas pelo PS e PSD como, por exemplo, contra a chamada descentralização administrativa ou em defesa da implementação do suplemento por trabalho em condições de penosidade e insalubridade.

Se é verdade que muitas das questões levantadas pela CDU ainda não obtiveram resposta e assim persistem os problemas com que as populações estão confrontadas, verdade é também que muitos problemas no concelho de Mangualde se encontram resolvidos ou em resolução, devido à denúncia, intervenção e proposta da CDU.

Camaradas e amigos,

A nossa actividade não se reduz, como é óbvio, à participação nas reuniões da Assembleia Municipal. Todo este trabalho assenta no permanente contacto directo e no local do eleito e activistas da CDU com as populações de quase todas as freguesias do concelho.

De realçar a presença em Mangualde dos deputados do PCP no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes e João Ferreira onde contactaram com os trabalhadores da PSA, com os Bombeiros Voluntários, com as populações da Abrunhosa do Mato, aldeia  onde várias habitações foram dizimadas pelo fogo, e da Mesquitela, em luta contra a construção de um aviário.

Não menos importante tem sido a prestação de contas junto da população de Mangualde. Em 3 anos foram editados 10 Boletins da comissão concelhia do PCP, com uma tiragem média de 1.500 exemplares, distribuídos quer nas grandes empresas – PSA, CBI, Mazur, Sagres -, quer à população da cidade. Precisamos no entanto de melhorar a sua distribuição nas freguesias.

Também se elaboraram vários documentos específicos: Mesquitela e Bairros de São Pedro, Relógio Velho e Imaculada Conceição. Promoveram-se 3 abaixo-assinados – pela reabilitação dos Bairros do Relógio Velho, já em execução, da Senhora do Castelo, assumida como necessária por escrito pelo executivo da câmara, e pela reabertura e alargamento das urgências do Centro de Saúde de Mangualde que se encontra a circular pelas populações.

Camaradas e amigos,

Nas próximas eleições autárquicas a CDU coloca como objectivo apresentar candidatos aos órgãos municipais e a todas as assembleias de freguesia do concelho. Em 2017 concorremos a 6 das 12 assembleias de freguesia. Estamos pois perante um grande desafio. É nosso propósito concretizá-lo.

Trabalho, Honestidade e Competência é marca distintiva da CDU que se traduz na prática no trabalho desenvolvido pelos seus eleitos. A CDU pode orgulhar-se desse trabalho e os mangualdenses não podem sentir-se traídos por confiarem o seu voto na CDU.