Tó Luís.jpg

A Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP (DORV), torna público, com profunda tristeza, o falecimento do seu camarada ANTÓNIO LUÍS DA COSTA CORREIA.

Professor aposentado, o Tó Luís, como popularmente era conhecido, tinha 75 anos de idade e era natural da Freguesia de Oliveira do Conde, da localidade de Oliveirinha, concelho do Carregal do Sal.  O Porto, onde actualmente residia, era a cidade que escolheu desde o seu regresso de Angola, onde deu aulas, como cooperante.

Participante directo no 25 de Abril de 1974, António Luís Correia, abraçou a causa da revolução e a da construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores, aderindo ao PCP e trabalhando a tempo inteiro, como pioneiro na implantação da democracia e da liberdade, no concelho do Carregal do Sal e na região, actividade que lhe valeu perseguições políticas, por parte das forças retrógadas e de direita.

Candidato às primeiras eleições livres, na Lista do PCP, pelo Círculo Eleitoral de Viseu à Assembleia Constituinte de 1975, foi sucessivamente candidato desde 1976, pela FEPU, APU e CDU, aos órgãos autárquicos do concelho de Carregal do Sal, tendo sido eleito em vários mandatos. Em 26 de Setembro, último, encabeçou a Lista da CDU à Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Desportista e homem de cultura, integrou a primeira equipa de futebol junior do Carregal do Sal, foi sócio fundador da ARCO, de Oliveirinha e dinamizador de múltiplas áreas da cultura popular.

No seu permanente empenhamento cívico, integrou os movimentos contra o encerramento das escolas, contra a cobrança de Portagens na A24 e na A25, pelos direitos dos ex-mineiros da ENU e liderou o movimento que se opôs à privatização da água pública e à sua entrega ao Planalto Beirão.

Apresentando sentidas condolências à família, a DORV do PCP, comunica que o funeral do nosso camarada, se realiza hoje, dia 10/01, pelas 14 horas, na Igreja Matriz de Oliveira do Conde.

Viseu, 10/01/2022

A DORViseu do PCP