A Comissão Inter-Concelhia de Lafões e a DORV do PCP vão realizar uma Homenagem Pública a Jaime Gralheiro, o Cidadão interveniente, o Advogado de causas, o Intelectual profícuo, o Democrata e Comunista de convicções.

A Homenagem terá lugar a 17 de Setembro de 2011, em S. Pedro do Sul, encerrando dois momentos distintos.

Quando forem 16 horas, subirão ao palco do Cine Teatro de S. Pedro do Sul, os Grupos de Música Popular “Alafum”, “Cantares de Manhouce” e o Grupo de Jovens “Vozes de Manhouce”, dirigidos pelo Professor Alexandrino Matos. A cantora Isabel Silvestre quis também associar a sua consagrada arte vocal a esta homenagem. O Cénico – Grupo de Teatro, irá igualmente participar com programa próprio.

A evocação da figura multifacetada do homenageado será feita por quatro distintos cidadãos que de alguma forma acompanharam os diferentes percursos de Jaime Gralheiro.

Licínio Nazaré Oliveira, democrata e sampedrense de eleição, abordará com autoridade, porque acompanhou cada passo do homenageado, a intervenção cívica local de Jaime Gralheiro.

Da vertente de advogado de causas, defensor da propriedade comunitária dos Baldios, falará o também advogado e lafonense de renome António Bica.

José de Oliveira Barata, Professor Universitário jubilado, abordará a criação dramatúrgica e o papel pioneiro de Jaime Gralheiro na divulgação e produção teatral na região e no país.

Por fim, Ruben de Carvalho, Jornalista, Radialista, membro do Comité Central do PCP, tratará da intervenção e postura de Jaime Gralheiro, enquanto democrata e comunista e do seu papel marcante para a consolidação das liberdades e da democracia no distrito de Viseu. Antes e após o 25 de Abril.

O segundo momento da Homenagem, acontecerá pelas 19,30 horas e constará de um Jantar Convívio, que decorrerá no Hotel Vouga, nas Termas, para o qual se poderão inscrever todos os que queiram associar-se a esta iniciativa. No decorrer do Jantar intervirá ainda Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP. As últimas palavras estão reservadas para o homenageado.

Certos de que o tributo público aos homens que deixam marcas indeléveis na nossa história comum, não é indiferente a nenhum de nós, deixamos o apelo à população, aos amigos e admiradores de Jaime Gralheiro para que tornem esta justa Homenagem num momento de gratidão colectiva ao homenageado. Ao Jaime Gralheiro, para que ele sinta neste gesto dos seus concidadãos, o reconhecimento do seu contributo valioso para a construção de um mundo e uma vida melhor para todos. 

Viseu, 28 de Julho de 2011

A Comissão Inter-Concelhia de Lafões do PCP

A Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP