borgstena_960x560.jpg

A DORViseu do PCP tomou conhecimento que está em curso um processo de despedimentos na empresa Borgstena, no concelho de Nelas, e enviou já uma pergunta ao governo sobre a situação.

Segundo nos foi possível conhecer, sob o argumento da quebra de produção no sector por falta de um chip, a empresa está a chamar individualmente os trabalhadores, previamente seleccionados, e a comunicar-lhes a decisão, pretendendo que este processo reduza em 40% o número de trabalhadores da empresa.

Ao longo dos últimos anos, de forma sistemática e programada, a Borgstena tem procedido à substituição de trabalhadores com mais tempo de casa por trabalhadores precários.

A Borgstena emprega centenas de trabalhadores e tem recebido apoios públicos para o desenvolvimento da sua actividade ao longo dos anos, particularmente durante a epidemia, por via do recurso ao Lay-off.

Como o PCP tem afirmado, grandes empresas e grupos económicos têm aproveitado a epidemia de Covid-19 para reduzir direitos aos trabalhadores e aumentar os seus lucros, de que este caso é um exemplo concreto.

Nesse sentido consideramos que o Governo tem de agir e intervir no sentido de defender estes trabalhadores e garantir os postos de trabalho, na medida em que a Borgstena usufrui de apoios públicos e os mesmos têm de ser acompanhados de garantias da empresa quanto ao desenvolvimento da sua actividade e à defesa dos postos de trabalho.

Viseu, 26 de Outubro de 2021

DORViseu do PCP