Sandra Pereira_Wikp.jpg

Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu e Vice-Presidente da Comissão Emprego e Assuntos Sociais, entregou, a 27 de Março, na mesa do PE, uma pergunta à Comissão Europeia, com pedido de resposta escrita, sobre a expectativa de produção de um veículo de baixas emissões no Centro de Produção de Mangualde da PSA-Peugeot/Citroën.

Neste momento de incertezas sobre o futuro da economia é imprescindível garantir a continuidade da produção no C.P. de Mangualde da PSA e assegurar os postos de trabalho e salários e condições dignas de laboração aos trabalhadores.

 

Pergunta com pedido de resposta escrita à Comissão

Artigo 138.o do Regimento

Sandra Pereira

Assunto: C.P. de Mangualde de PSA-Peugeot/Citroën e a produção de veículo de baixas emissões

Em Mangualde, no Centro de Produção de PSA-Peugeot/Citroën, está projetada a produção de um novo veículo de baixas emissões. O Ministro da Economia português afirmou recentemente que “Mangualde está numa fase pujante e tem projetos de expansão e de posicionamento para um possível novo modelo de baixas emissões”. Contudo, a Administração do C.P., numa atitude de descarada chantagem, fala em encerramento da empresa, ao mesmo tempo que ataca direitos e não atende à justa reclamação dos trabalhadores de aumentos salariais, congelados há 10 anos, e humanização das condições de trabalho.

Exposto isto, pergunto à Comissão:

Tem conhecimento de projeto da PSA-Peugeot/Citroën para a produção deste veículo de baixas emissões?

Foi solicitado à Comissão apoio financeiro para a implementação do referido projeto e, em caso afirmativo, qual a decisão da Comissão, quais os valores envolvidos e qual a participação do governo português no eventual apoio?

Em caso de acordo, para quando se prevê o início da produção do novo veículo e que garantias estão assumidas pelas partes para a manutenção dos postos de trabalho atuais?

Bruxelas, 27/03/2020

SANDRA PEREIRA

O Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP