Mais de uma centena de participantes acompanharam este Domingo o relato empolgante de uma das mais ousadas fugas realizadas a partir das cadeias de Salazar.

Domingos Abrantes, militante do Partido Comunista desde 1954, resistente antifascista, ex-deputado à Assembleia da República, foi o orador convidado. Vítima da repressão exercida pela PIDE, preso durante um período que totaliza 11 anos, participou nesta histórica fuga e deu a conhecer detalhes que só quem vive os acontecimentos guarda na memória. Quem teve o privilégio de o ouvir, conheceu melhor um período negro da vida dos portugueses. Um período que não pode ser esquecido e que deve ser dado a conhecer às gerações mais novas pois só assim poderão ser verdadeiramente valorizadas a liberdade e a democracia instauradas com a revolução de Abril de 1974.

O evento decorreu no Museu do Caramulo onde se encontra o carro blindado que foi utilizado para libertar oito corajosos presos políticos, todos membros do PCP e cujos crimes se limitavam ao delito de opinião, combate e resistência, a um regime desumano por ser ditatorial. Integra o programa que evoca o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, o histórico líder e figura incontornável na construção da democracia portuguesa. Outras iniciativas estão já agendadas e serão oportunamente divulgadas.

2013/03/04

Gabinete de Imprensa