https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G8c1847a2/22062537_tTrFR.jpeg

O assunto que aqui trago diz respeito a todos uma vez que se relaciona com o coração da cidade.

Em 19.4.21, comerciantes e moradores do CH, endereçaram uma carta aberta à Sr.ª Presidente da CMV dando nota da apreensão vivida face aos condicionamentos de trânsito decorrentes de obras em curso naquela zona, nomeadamente nas ruas do Comércio e Rua D. Duarte.

Este condicionamento ocorre em dias úteis, manhã e tarde, sem sinalização no local, sem aviso prévio. Fiz o levantamento exaustivo dos avisos publicados pela CMV, sempre on-line, e concluí que estes são publicados no próprio dia, no dia anterior ou não existiram simplesmente, num desrespeito profundo por agentes económicos e moradores. Há queixas de discriminação da parte da CMV para com os operadores diurnos e proteção aos que operam de noite.

Pediam os subscritores da referida carta a divulgação de uma alternativa de circulação sinalizada no local onde o condicionamento existir; notificação prévia (48horas antes) através de SMS/mail para melhor planificação das rotinas.

A resposta dada pelo executivo disse apenas que a partir de 1.6.21, o corte na Rua Luís Ferreira, seria apenas pontual, por um máximo de 30 minutos. Ainda na semana passada esta "promessa" foi quebrada sem aviso prévio, sem indicação de alternativa no local ou on-line.

Queixam-se os comerciantes de fortes quebras na faturação, asfixiante para alguns casos já fragilizados pelo confinamento pandémico, pela desertificação do CH, pela abusiva presença de grandes superfícies comerciais na cidade. A preocupação agrava-se quando a previsão é de que as obras se prolonguem por mais 10 anos.

Lamentam ainda e não compreendem que não sejam cumpridas as promessas feitas em reunião promovida pela CM e que decorreu há 1 ano na sede da Associação Comercial, a saber, instalação de MB, acesso à rede de distribuição de gás natural bem como ao serviço de fibra ótica.

Pergunto quando serão cumpridas estas promessas.

Na qualidade de eleita pela CDU, recomendo, Sr.ª Presidente, que atenda às sugestões feitas na carta aberta aqui referida. Recomendar ainda que seja feito o levantamento rigoroso e objetivo dos prejuízos decorrentes do condicionamento de trânsito da Rua Direita, Rua D Duarte e Rua do Comércio e seja ponderada a criação de uma medida que possa obviar a esses prejuízos.

Obras, Sim, mas com o devido respeito por quem não desiste do Centro Histórico!

Viseu, 28 de Junho de 2021

A eleita da CDU na Assembleia Municipal de Viseu

Filomena Pires