CDU Linha Voto 2015

  1. A Câmara Municipal de Mangualde é proprietária dos terrenos e das habitações do Bairro Municipal de Nossa Senhora do Castelo.

  2. Actualmente, fruto de mais de 20 anos sem o «senhorio» realizar as devidas obras de manutenção, todas as casas do Bairro apresentam evidentes sinais de degradação: telhados com amianto que já não retêm as chuvas, portas e janelas podres por onde entra o frio e o vento, casas de banho sem o mínimo de condições de funcionalidade e higiene, logradouros sem qualquer ordenamento e ajardinamento, etc..

  3. Há alguns anos, os serviços da Câmara Municipal contactaram os moradores, apresentando-lhes um projecto de construção de raiz de um novo bairro com casas em banda.

  4. Foi transmitido aos moradores a forma de concretizar esse projecto: construção de metade das casas em terreno ainda hoje disponível, transferência gradual de moradores para as novas habitações, demolição das respectivas casas, construção das restantes, seguindo esse procedimento até os moradores estarem todos realojados.

  5. Sendo as casas em banda, foi feito um inquérito junto de todos os moradores sobre quem queriam, ou não queriam, como vizinhos.

  6. Os anos decorridos sem qualquer intervenção neste Bairro indiciam que há um comportamento por parte da Câmara de abandono que, objectivamente, discrimina em múltiplos aspectos o Bairro Municipal de Nossa Senhora do Castelo face a outros bairros de habitação municipal da cidade.

Recomendamos:

  1. Que a Câmara retome de imediato o projecto que havia anunciado, entretanto abandonado sem qualquer justificação, de construção de um novo Bairro para realojamento dos moradores do Bairro de Nossa Senhora do Castelo.

  2. Enquanto isso não se verificar, que a Câmara proceda a obras urgentes de manutenção nas casas do bairro, contactando antecipadamente todos os moradores e visitando as habitações, no sentido de se efectuar um adequado levantamento das necessidades prementes.

Mangualde, 27 de Fevereiro de 2020

O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Mangualde

Fernando Campos