Imprimir
Categoria: Mangualde

Bairro Senhora do Castelo 2019-04_9.jpg

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP considera que a Câmara Municipal de Mangualde não tem sensibilidade social nem sentido de compromisso para com os moradores do Bairro Nossa Senhora do Castelo.

Solicitado pelos moradores do Bairro Nossa Senhora do Castelo, uma delegação do PCP deslocou-se ao mesmo para se inteirar das preocupações dos moradores.

Sucede que vários, senão mesmo todos, estão a receber cartas da Câmara Municipal de Mangualde e da Autoridade Tributária para cobrança coerciva de dívidas relacionadas com as rendas de habitação e facturas de água.

Bairro Senhora do Castelo 2019-04_4.jpg

O Bairro Nossa Senhora do Castelo, terrenos e habitações, é propriedade da Câmara Municipal de Mangualde e ao longo de mais de 20 anos não realizou qualquer obra de manutenção nem o projecto anunciado de construção de um novo bairro e realojamento das famílias avançou, apesar das promessas feitas aos moradores.

Lembra-se que após mais de 20 anos sem as devidas obras de manutenção, todas as habitações do Bairro apresentam evidentes sinais de degradação: telhados com amianto, portas e janelas podres, casas de banho sem o mínimo de condições de funcionalidade e higiene, infiltrações de água por telhados e paredes, frio e vento a entrar dentro das casas.

Bairro Senhora do Castelo 2019-04_2.jpg

Em 2019, os moradores dirigiram uma petição ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde a expor o problema e a assumir o compromisso de regularização das dividas desde que a Câmara cumprisse com a realização de obras urgentes e a construção do novo Bairro.

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP, tendo em conta as precárias condições de habitabilidade de todas as casas do Bairro, as responsabilidades sociais e de manutenção do parque habitacional público que a Câmara Municipal de Mangualde tem, os compromissos que a mesma assumiu com os moradores e a urgente resposta que é necessária ao actual problema do Bairro Nossa Senhora do Castelo, considera que o que se impõe não é o recurso ao aparelho repressivo e coercivo do Estado para regularização da dívida, mas a realização das obras urgentes e necessárias, a construção do novo bairro e realojamento das famílias, conversar e envolver os moradores na solução que se venha a encontrar.

Bairro Senhora do Castelo 2019.jpg

Mangualde, 28 de Fevereiro de 2022

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP