Imprimir
Categoria: Comissão Distrital da CDU

CDU_OFR 2020-08.jpg

Conforme preocupação expressada pela CDU (PCP-PEV), no passado mês de Junho, o Governo à boleia da COVID-19, prepara-se para encerrar definitivamente o “Centro de Saúde” de Oliveira de Frades até às 24.00 horas. Ou seja, terminar com o horário alargado e complementar que tem dado resposta às situações agudas (urgentes).

Este atendimento alargado e complementar realizou-se desde 2007 até à eclosão da pandemia, das 20h00 às 24h00 nos dias úteis, das 16h00 às 24h00 aos sábados e das 8h00-24h00 aos domingos e feriados. Isto é, diariamente após o horário de funcionamento da USF Lafões.

Nas entrelinhas da resposta do Governo à pergunta do Partido Ecologista Os Verdes, que integra a CDU, subentende-se que este atendimento não deverá ser retomado: “os horários de funcionamento dos centros de saúde são continuamente ajustados às necessidades, tendo em conta as características da população abrangida e a resposta assistencial existente”.

No entender do Governo “a resposta de proximidade, para casos de doença aguda, aos utentes do município de Oliveira de Frades, fora do horário de funcionamento da USF Lafões, é assegurada pelas alternativas assistenciais previstas na rede nacional de urgência e emergência – em concreto pelo SUB de São Pedro do Sul”, para além da resposta diferenciada disponibilizada pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu EPE.

A estratégia passou ao longo dos anos por reduzir valência e serviços no Centro de Saúde, desabituando, conforme foi claro no atual contexto de pandemia, e empurrando os utentes, para o SUB São Pedro do Sul.

Para além do tempo despendido até São Pedro do Sul, 20 a 25 minutos, dos custos de deslocação, por vezes recorrendo ao táxi, acresce o valor a pagar pela taxa moderadora (14,00€) enquanto no Centro de Saúde de Oliveira de Frades os utentes estão dispensados de pagar esta taxa ao abrigo da Lei n.º 2/2020, de 31 de março (Orçamento do Estado para 2020).

A CDU (PCP-PEV) de Oliveira de Frades não baixará os braços e encetará todas as formas de luta necessárias até que seja reposto o horário do atendimento complementar, suspenso desde março, permitindo que os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde diariamente até às 24.00 horas o seu próprio concelho.

Gabinete de Imprensa

CDU de Oliveira de Frades