Moimenta 2015-09-29

Continua em crescendo a campanha da CDU no Distrito de Viseu, como ficou provado no dia de ontem, voltado essencialmente para as questões da produção agrícola.

Como estava anunciado, pelas 11 horas teve lugar na Cooperativa Agrícola do Távora uma reunião com várias organizações de produtores, em que participou Francisco Almeida, primeiro candidato da CDU pelo Círculo de Viseu e Agostinho Lopes, ex-deputado e membro da Comissão de Agricultura da Assembleia da República.

As questões do regadio associados á necessidade de construir duas barragens no concelho de Moimenta da Beira, o custo dos seguros agrícolas e a abrangência limitada da sua cobertura para as intempéries, o fim das quotas leiteiras e o baixo custo do preço do leite, a nova Lei dos Baldios que pretende retirar a gestão das parcelas comunitárias aos compartes, a necessidade de um programa de ajuda comunitário, específico para o plantio de pomares, a par do reconhecimento comum aos presentes da estratégia do Governo PSD/CDS para liquidar a agricultura familiar e a produção local a favor dos importadores e grandes proprietários, estiveram presentes nas mais de duas horas de reunião.

Folgosa do Douro 2015-09-29

No fim da tarde de ontem, o encontro foi com vitivinicultores do Douro, na localidade de Folgosa, concelho de Armamar.

A incerteza do preço a pagar nesta campanha pelas uvas para “benefício” e a instabilidade que isso cria nos produtores, a entrega da Casa do Douro, propriedade dos vitivinicultores do Douro, aos privados associados na CAP e a passagem das funções de regulação, de posse do cadastro e de representação dos interesses dos vitivinicultores para  as casas exportadoras e para as multinacionais e grandes proprietários do Douro, foram questões discutidas com vivacidade entre Agostinho Lopes, o deputado que mais trabalho realizou na AR sobre as questões do Douro e os mais de quarenta produtores presentes.

Lamego 2015-09-29

Durante a tarde de ontem os candidatos Francisco Almeida, João Cordeiro, João Serra, Isabel Souto, acompanhados da Mandatária Distrital Margarida Barbedo, percorreram as ruas de Lamego ao ritmo dos bombos, tocados por amigos da CDU, sendo alvo de uma recepção calorosa por parte da população e dos proprietários do comércio local.

Durante a manhã outros candidatos contactaram a população nas Feiras de Tarouca e das Labaredas, em Resende.

Durante o dia de Quarta-feira os activistas da CDU desdobraram-se em contactos nos concelhos de Nelas, Penalva do Castelo, Armamar, Viseu e Tondela. Durante a tarde, Francisco Almeida, Filomena Pires e Isabel Souto reuniram em Viseu com a FRAP – Federação Regional das Associações de Pais, para discutir a abertura do ano escolar e a análise das políticas do Governo PSD/CDS de ataque à Escola Política.

Também, na Quarta-feira, pelas 15 horas, na Rua Formosa, em Viseu, o PEV-Partido Ecologista “Os Verdes”, expôs um conjunto de fotografias denunciando o não funcionamento de ETARs que poluem os rios e atacam a qualidade de vida das populações vizinhas, por falta de investimento do poder central para a sua regeneração e substituição.

Para Quinta-feira, dia 1 de Outubro, dia de aniversário da CGTP-IN, a CDU marcou para Vouzela, às 15 horas, o “Julgamento da Política de Direita para os Serviços Públicos”. Frente ao tribunal local, Francisco Almeida e outros candidatos, vão desfiar em forma de “julgamento”, o rol de malfeitorias que a política de direita, praticada pelos governos do PS e do PSD/CDS, têm feito ao Distrito, nomeadamente ao Concelho de Vouzela e à região de Lafões.

Quando forem 22 horas, a Juventude CDU, vai realizar no Estudantino Bar, um espectáculo musical com a banda REDEYEZ, designado: Que Seja Agora! Queremos o que é nosso!.

A CDU guardou para Sexta-feira, dia 2 de Outubro e último dia da campanha eleitoral, a “Acção de Luta Contra as Portagens”, que irá decorrer no Rossio, coma distribuição aos automobilistas de um documento onde se lembra que foi o PS quem decretou as portagens para a A24 e A25 e que foi o Governo PSD/CDS quem as implementou. Nesta campanha e em coerência com uma luta de sempre, só a CDU se manifestou contra as portagens nas A24 e A25 e continua a pugnar pela sua total abolição.

Desde que foram introduzidas as portagens nestas vias estruturantes do Distrito, saíram da região por via do pagamento das mesmas, mais de 100 milhões de euros, subtraídos às empresas e às famílias, depauperando a economia local e empobrecendo ainda mais o Distrito.

Por todo o Distrito a CDU realizará arruadas e jantares/comício de encerramento da Campanha e manterá até ao fim a sua linha de contacto directo com a população.

Viseu, 30/09/2015

O Gabinete de Imprensa da CDU Viseu