ViegasCaramulo

No período de Agosto a Setembro de 2013 decorreram três grandes incêndios afectando os concelhos de Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela e Águeda, resultando numa área ardida conjunta aproximadamente de 9.415,5 ha.

Passados já mais de um ano sobre estes incêndios que dizimaram uma vasta área de floresta (com um deles que ficou tristemente assinalado pelo falecimento de 4 bombeiros), Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu deslocou-se ao local na passada Segunda-feira, dia 27 de Outubro, a convite da Associação dos Apicultores da Serra do Caramulo.

floresta_incendios_mata_queimada.jpg

Lamentavelmente, e passado já mais de um ano sobre estes acontecimentos, praticamente tudo ainda está por fazer, apesar das acções de propaganda protagonizadas pela Srª Ministra da Agricultura, financiadas por empresas “amigas” . Pese o facto da remoção da matéria ardida estar a ser feita numa pequena parte da área afectada, nenhuma das principais acções necessárias para este tipo de situações está sequer em curso. Falta uma intervenção urgente ao nível da recuperação das linhas de água, dos caminhos rurais e da recuperação das encostas evitando a completa erosão dos solos.

Outro aspecto que preocupa os apicultores da região prende-se com a profunda alteração da flora actualmente em curso em função do completo abandono a que está sujeita toda aquela área. Com efeito, e por falta de um verdadeiro plano de requalificação destinado a repor a flora indígena, proliferam as acácias, mimosas e outras plantas invasoras, colocando em risco a qualidade do mel e os planos da Associação com vista à criação de uma denominação de origem protegida.

Pela parte de Miguel Viegas, ficou a promessa de acompanhar a situação, seja junto do governo, seja no quadro das instituições europeias, no sentido de poder aplicar a reserva de emergência agrícola a estas situações nas quais é possível poupar recursos com uma intervenção precoce.

O Gabinete de Imprensa da DORV do PCP