Mais de uma centena de militantes e amigos do Partido, participaram no passado Domingo, na cidade de Viseu, em duas iniciativas que assinalaram a comemoração do 93º aniversário do PCP.

Pelas 10,30 horas, no Hotel Durão, teve lugar um Debate centrado no tema “Derrotar o Governo recuperar salários e direitos roubados”, que contou com a intervenção do camarada Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado do C. Central.  Francisco Lopes abordou as questões de actualidade política, evidenciando a quem serve a política de direita e o Pacto de Agressão, que torna os ricos cada vez mais ricos e os trabalhadores, os reformados, os pensionistas e o povo cada vez mais pobres. A necessidade da política patriótica e de esquerda, como alternativa à política de rapina dos recursos nacionais e dos rendimentos e direitos de quem trabalha ou já trabalhou, foram outro tema abordado na intervenção de Francisco Lopes, assim como o imperativo do voto na CDU nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, como afirmação de um outro rumo para o país e de condenação das políticas e dos partidos das troikas. A necessidade de intensificar a luta, como o único caminho capaz de travar o passo e derrotar as políticas criminosas do Governo PSD/CDS, foi também evidenciada nas muitas intervenções que pautaram o debate. Falando de problemas concretos vividos pelos trabalhadores da administração pública, nas escolas, nos estabelecimentos de saúde, na segurança social. Do roubo de direitos e salários aos trabalhadores das cantinas dos hospitais e das escolas públicas. Dos passos objectivos para a futura privatização de mais serviços públicos, com a implementação dos Mega Agrupamentos Escolares ou a degradação da prestação de cuidados de saúde, levando os utentes para clínicas privadas.

Quando eram 13 horas o Salão Restaurante do Hotel Durão encheu-se com mais de uma centena de participantes, para a realização do Almoço Comemorativo do 93º Aniversário do PCP. Num ambiente de grande fraternidade e confiança no Partido, os presentes, entre os quais muitos amigos e até simpatizantes de outros partidos, escutaram com vivo interesse a intervenção do camarada Francisco Lopes, que revisitou temas abordados na intervenção da manhã, a que juntou o tema da Campanha de Contactos a decorrer em todas as organizações e a necessidade do reforço numérico, orgânico, financeiro e de intervenção política por parte do PCP. Apelo que foi aceite por dois dos presentes, que logo ali passaram da sua condição de simpatizantes do PCP e integrantes das listas da CDU, a inscritos no Partido.

 

Antes de se cantarem os parabéns, a Carolina, uma criança de três anos, apagou as velas do enorme bolo de aniversário, numa alegoria pronunciadora do longo e promissor futuro deste jovem partido de 93 anos, caldeado na luta e apostado na construção de uma sociedade socialista e comunista, banida da exploração do homem pelo homem e na qual a felicidade humana seja a preocupação dominante.

A iniciativa terminou com os participantes a cantarem em coro o “Avante” e a “Internacional” e com sentidos “vivas” ao PCP e incentivos à luta. À saída era visível a satisfação de todos os que estiveram presentes e a sua vontade de participar mais nos combates que se seguem.

A Comissão Concelhia de Viseu do PCP