Na sequência da evocação dos cem anos decorridos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal (1813-2013), a Exposição “Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro” está patente desde o passado dia 6 de Janeiro no Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul. Acompanharam a exposição os Desenhos da Prisão da autoria daquele que foi um dos lutadores pela liberdade e pela democracia, pela afirmação dos valores de Abril, figura ímpar da nossa história.

Alunos, professores e toda a comunidade escolar puderam conhecer ao longo de quatro semanas os momentos mais marcantes de uma vida dedicada à conquista da liberdade bem como outros direitos fundamentais ao cidadão. A exposição esteve primeiro na Escola Secundária e depois na biblioteca da Escola Básica.

No ano em que se comemoram 40 anos passados sobre a revolução de 25 de Abril de 1974, a visita à exposição foi a oportunidade para conhecer uma vida dedicada à luta por condições de vida dignas para os mais desfavorecidos, para aqueles que trabalhando, vivem do seu salário. Foi também, a possibilidade de conhecer aspectos sinistros do regime ditatorial salazarista, os métodos desumanos da tortura, o isolamento do cárcere a que esteve sujeito Álvaro Cunhal e muitos outros antifascistas.

A exposição segue agora para o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa onde poderá ser visitada até dia 31 deste mês.

Os Desenhos da Prisão estarão expostos no Espaço Grémio em S. Pedro do Sul, entre 27 e 31 de Janeiro. Manuel Rodrigues, Membro da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português, dinamizará um debate alusivo ao tema A Revolução de Abril, Passado, Presente e Futuro a realizar naquele espaço dia 31 pelas 21 horas. A iniciativa é aberta a todos quantos nela queiram participar e integra uma banca de venda da Fotobiografia de Álvaro Cunhal, bem como de outras obras da sua autoria.

Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal