O deputado do PCP na Assembleia da República Miguel Tiago, esteve de visita à Extensão de Saúde Lordosa-Calde, acompanhado por Francisco Almeida e Filomena Pires, candidatos, respectivamente, à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Viseu.

Nesta visita foram recebidos pelo Director Executivo do ACES Dão Lafões e pelo Coordenador Concelhio de Saúde. À chegada, uma concentração de utentes que esperava o deputado, expressaram de viva voz o seu descontentamento pela forma como nos últimos tempos tem funcionado aquela extensão de saúde.

A carência de médicos, só está parcialmente resolvida com a entrada ao serviço de um novo clínico nos inícios do mês de Julho, que vai prestar serviço a meio tempo e só até Setembro. A resposta existente revela-se por isso manifestamente insuficiente para satisfazer as necessidades do número de inscritos.

Em consequência, os utentes, na sua maioria pessoas idosas e com pouca mobilidade, permanecem à porta da extensão de saúde madrugada dentro, para conseguir uma das poucas consultas de agudos que diariamente são disponibilizadas. Os que não são contemplados pela sorte de aceder à consulta de agudos estão impossibilitados de fazer marcação para uma consulta programada por razões que o próprio Sr. Director desconhece.

Confrontado com esta absurda realidade ali manifestada pela voz de alguns utentes, o Sr. Director Executivo comprometeu-se a verificar a razão dessa inexistência de consultas programadas, assumindo perante a delegação do PCP que no decorrer desta semana o problema seria resolvido.

Quato à insuficiência de médicos, o Sr. Director Executivo prometeu para 2015, com a entrada de novos médicos no sistema, a resolução deste grave problema.

Outra situação, menos falada mas não menos relevante, é a reconhecida insuficiência de técnicos administrativos no serviço de saúde, em resultado da política de redução indiscriminada de trabalhadores da função pública levada a cabo por este governo. Por falta de pessoal assiste-se à saturação dos serviços, à sobrecarga horária dos trabalhadores e a um pior serviço prestado aos utentes.

Resultou desta visita o compromisso do Sr. Director do ACES, de normalizar as consultas programadas entre os quinze e os trinta dias, no máximo, e de tudo fazer para manter a Extensão de Saúde Lordosa – Calde a funcionar, no mínimo, com os dois médicos actuais.

O Deputado Miguel Tiago registou os principais problemas detectados nesta extensão de saúde, sobretudo a insuficiência de médicos e de pessoal administrativo e sobre eles irá questionar brevemente o Sr. Ministro da Saúde.

Da parte da tarde, o deputado Miguel Tiago visitou o Centro de Saúde de Penalva do Castelo, onde o panorama, apesar das melhorias verificadas nos últimos meses, continua incerto, pela falta de entrada de clínicos com contrato, prevalecendo, incompreensivelmente, o contrato de pelo menos um médico a recibos verdes, cujo salário foi assegurado durante meses pela autarquia local.

Também neste caso, o deputado Miguel Tiago, irá questionar o Ministro da Saúde, sobre a situação insólita deste contrato.