As populações rurais das Terras do Demo e Douro Sul (Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Penedono, Tabuaço, Tarouca e S. João da Pesqueira) durante muitas décadas encontraram no “Dr. Ferro”, não só o eminente Técnico Superior de Saúde Animal (Veterinário) que tratava das mazelas do seu gado, principal fonte de rendimento da precária actividade agrícola de sobrevivência que exerciam, mas também o amigo que a qualquer hora do dia ou da noite se dispunha a ir, muitas vezes a dezenas de quilómetros, assistir a um parto de uma vitela ou de uma égua ou vacinar um porco ou uma ovelha caídos com maleitas.

O Dr. Amadeu Batista Ferro foi uma corajosa e combativa figura da oposição democrática à ditadura fascista no distrito de Viseu e um apaixonado homem da cultura e do desporto.

Amigo pessoal dos escritores Aquilino Ribeiro, Luís Veiga Leitão e Fernando Namora entre muitos outros, que frequentavam a sua casa, em Moimenta da Beira, com eles teceu cumplicidades que ajudaram a urdir obras primas da luta dos povos serranos contra a ditadura, como aconteceu com o livro “Quando os Lobos Uivam”.

Logo após a Revolução de Abril de 1974, foi designado primeiro Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Trouxe de antes do 25 de Abril, a militância no MDP/CDE, mas apoiou sempre de forma generosa e sem reservas o Partido Comunista Português, ao ponto de ceder sempre a sua casa para a realização de reuniões da organização local do Partido, ao mesmo tempo que acolhia no seu seio familiar muitos funcionários do Partido aos quais disponibilizava dormida e alimentação.

Em democracia foi durante eleições sucessivas candidato da FEPU, APU e CDU, aos órgãos autárquicos do Município de Moimenta da Beira e ao Círculo Eleitoral de Viseu, nas eleições para a Assembleia da República.

Foi ainda um promotor associativo empenhado e entusiasta fundando e dirigindo durante largos períodos, instituições como os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e o Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira. Foi igualmente Presidente da Comissão de Festas e do Concurso Pecuário das Festas de S. João, foi co-proprietário e professor do Externato Infante D. Henrique, dinamizou a Comissão em prol da Biblioteca-Museu Aquilino Ribeiro e fundou e dirigiu o Jornal “Correio Beirão”, onde deixou patente a sua luta pela democracia e a liberdade e o seu permanente afrontamento do regime fascista.

Nesta hora de dor e de luto, a Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP, expressa publicamente à família do Dr. Amadeu Batista Ferro, a sua solidariedade e o reconhecimento de que Moimenta da Beira, o Distrito e o País, perderam um homem de convicções, que à sua maneira e com os meios ao seu alcance deu um forte contributo para a criação de um mundo novo, justo, solidário e sem exploração.

Que o Município, o Estado e as instituições saibam agora perpetuar a memória do Dr. Amadeu Batista Ferro, homenageando-o postumamente na justa medida da imensa herança que deixou à sociedade.

Viseu, 18/03/2013

Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP