Imprimir
Categoria: O Grupo Parlamentar do PCP na AR e o Distrito de V

cerejal Resende.jpg

Produtores de cereja dos concelhos de Lamego e Resende, contactaram a DORViseu do PCP, para manifestar a sua profunda preocupação com as perdas de produção de cereja, que estimam entre 60 e 70% da produção normal, em consequência das condições climatéricas extremas que se têm feito sentir desde final de Março até ao presente.

Neste período registaram-se, gelo, chuva, granizo e temperaturas muito baixas, que destruíram mais de metade da produção.

A produção de cereja nos concelhos de Lamego e Resende supera as 10 mil toneladas, no entanto este ano devido aos fenómenos adversos descritos, poderá não chegar às 4 mil toneladas.

A quebra de produção causa prejuízos muito elevados e perda de rendimentos graves aos produtores de cereja destes concelhos. Para muitos, a venda da cereja constitui o seu principal rendimento e base de subsistência económica.

Face a esta situação, que se soma às dificuldades existentes devido à pandemia da covid 19, é necessário que o Governo apoie os agricultores/produtores. Deixar a solução nas mãos dos seguros é condenar os produtores, essencialmente micro e pequenos, à ruína. A maioria dos agricultores não dispõem das condições que são exigidas para fazerem o seguro, ficando numa situação de enorme  fragilidade. É, pois, da maior importância que o Governo garanta apoios aos agricultores de forma a salvaguardar o seu rendimento, bem como a capacidade produtiva.

cerejeira_fruto_resende.jpg

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Agricultura, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1 - O Governo está a acompanhar a situação da perda de produção de cereja nos concelhos de Lamego e Resende, do distrito de Viseu, decorrente das condições climatéricas extremas?

2 - Está o governo, através dos serviços do Ministério da Agricultura, a proceder ao levantamento na região da produção que foi efetivamente destruída?

3 - Que medidas pretende o Governo adotar para apoiar os agricultores/produtores, de forma a assegurar o seu rendimento e o potencial de produção para o futuro?

Palácio de São Bento, 11 de Maio de 2020

Deputado(s)

Ana Mesquita

João Ramos

O GABINETE DE IMPRENSA DA DORVISEU DO PCP