Imprimir
Categoria: O Grupo Parlamentar do PCP na AR e o Distrito de V

Hospital Lamego 2

Com data de 12 de Fevereiro, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou a Ministra da Saúde sobre a Situação do Hospital de Lamego e necessidade de reforço urgente de profissionais e meios materiais. Transcrevemos abaixo a versão integral da pergunta:

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Há muito que o PCP vem alertando para a carência de profissionais e de recursos materiais no Hospital de Lamego, reunindo nos últimos anos por inúmeras vezes com a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O PCP fê-lo – e continuará a fazer – com o fim de acompanhar o trabalho desenvolvido e de dialogar no sentido de levar até à Assembleia da República as preocupações dos utentes da região, questionar o Ministério da Saúde sobre o necessário e contribuir com a sua ação e proposta para a resolução dos problemas.

O episódio recentemente sucedido do falecimento de um utente após quatro horas de espera nas urgências do Hospital de Lamego, a juntar a outras situações como, por exemplo, a falta de comida no internamento de observações no serviço de urgência, evidenciam que é necessária uma intervenção estruturada e rápida, garantindo a qualidade de resposta a que os utentes do Serviço Nacional de Saúde do distrito têm direito.

É urgente para o Hospital de Lamego a resolução pelo Governo dos problemas relacionados com esta unidade - como a contratação de mais profissionais de saúde, (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de ação médica e administrativos), a aquisição de material médico indispensável ao normal funcionamento dos serviços, a aquisição de equipamentos médicos, substituindo os obsoletos.

Noutra vertente, é inadmissível o encerramento de consecutivos serviços hospitalares ao longo dos últimos anos no Hospital de Lamego, relegando para um papel secundário um hospital que serve dezenas de milhar de pessoas. O PCP defende que é necessário inverter esta tendência e assumir que, havendo uma infraestrutura recente e digna, se faça acompanhar pelo que lhe é devido e foi negado por sucessivos governos.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, as seguintes questões:

  1. Como analisa o Governo a atual situação do Hospital de Lamego?
  1. Vai o Governo proceder ao reforço de profissionais no Hospital de Lamego? Quantos? Para que funções? Quando?
  1. Que medidas urgentes vai tomar o Governo para suprir as carências ao nível de material equipamentos neste hospital?

 

Palácio de São Bento, 12 de fevereiro de 2020

Deputado(a)s

ANA MESQUITA(PCP)

JOÃO DIAS(PCP)

PAULA SANTOS(PCP)

Viseu 13 de Fevereiro de 2019

O Gabinete de Imprensa da DORViseu do PCP