CDU Linha Voto 2015

Boa noite caros companheiros e amigos,

Antes de mais gostaria de saudar o Otávio Augusto da Comissão Política do PCP,  José Luís Ferreira, deputado de Os Verdes na Assembleia da Republica, a comunicação social aqui presente, e saudar igualmente todos os presentes neste jantar, previsto há algum tempo que coincidiu agora com a apresentação dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal.

A todos muito obrigado pela vossa presença, nesta que não sendo a minha aldeia é a minha terra, a minha freguesia, o meu concelho.

É para mim e para Os Verdes uma grande honra, e ao mesmo tempo uma responsabilidade de assumir mais uma vez o primeiro lugar na lista da CDU à Câmara Municipal de Oliveira de Frades. Uma lista composta por membros do PEV do PCP e muitos independentes que sem serem destes dois partidos dão corpo a esta grande força política.

A CDU sendo obviamente um projeto coletivo de esquerda de transformação da sociedade, é um projeto feito de tanta, tanta gente de iguais entre a população. É este ser-se igual na, e entre a população que nos dá também a dimensão do conhecimento da vida concreta do povo, porque nós somos povo.

Nos Verdes e na CDU, a vida não irá começar hoje em Oliveira de Frades, apenas porque se apresentou os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, nem terminará no dia a seguir às eleições.

Entendemos as eleições como um ato nobre da vida democrática mas não um fim em si mesmo, nem reduzimos a intervenção dos cidadãos unicamente ao voto. Por isso nos Verdes e na CDU, tal como intervimos no passado, vamos continuar a trabalhar na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas do concelho indo ao encontro às suas preocupações e seus anseios.

Neste ato eleitoral, tal como em eleições anteriores relegam sempre nossa candidatura  para um papel secundário. Mas esquecem-se que mesmo sem eleitos na Câmara e Assembleia Municipal qual foi a força política que mais mais trabalho desenvolveu e mais oposição fez a este executivo camarário? A resposta é clara os partidos que integram a CDU.

Nestas eleições como é habitual vamos ouvir as outras candidaturas a apelar ao dito voto útil: Votar na CDU é um voto desperdiçado, a CDU nunca vai ganhar, nunca chegam lá. A tanta utilidade do voto nestas candidaturas traduz-se muitas vezes em opções e políticas inúteis que em nada correspondem às necessidades das populações. Sabemos que o presidente da Câmara e da junta de freguesia sai da força política mais votada, mas as eleições não são somente para eleger o presidente mas também para a restante composição do executivo e as assembleias.

Tomamos o exemplo da freguesia de Pinheiro onde pela primeira vez a CDU elegeu um elemento para a assembleia de freguesia. Com apenas um elemento que não está no executivo, perante os oito do PSD/CDS, que até têm vergonha de assumirem que estão eleitos pelo PSD/CDS,  a CDU foi a força política que  mais trabalhou que mais intervenções fez, que mais problemas denunciou, que mais insistiu que mais, pressionou o executivo, tendo alguns desses problemas sido resolvidos. Sem a força da CDU dificilmente teria sido reposta alguma sinalização, feita a limpeza de valetas, a pavimentação de caminhos de acesso a habitações no Ral, em Paredes de Gravo, remoção de amianto e colocação de novas coberturas em tanques públicos, a reposição de água no chafariz de Quetriz, melhorias no cemitério, entre tantos outros problemas que foram resolvidos pela pressão da CDU.

Como é habitual nas outras candidaturas, e até por vezes os próprios eleitos,  desapareceram durante quatro anos, contudo estão a ressurgir por vezes com roupagem nova como se a vida começasse agora em Oliveira de Frades. A população de Pinheiro já sabe como a CDU trabalha. Imaginamos como seria ter mais eleitos nas freguesias, eleitos na assembleia e  Câmara Municipal? A população teria uma voz ativa representada que defenderia os seus interesses.

Este é um ato eleitoral em que as pessoas escolherão a continuidade ou a diferença. As candidaturas já apresentadas representam a continuidade, não fossem todos eleitos na Câmara e e Assembleia Municipal.

- Continuidade na desigualdade a gerir território do município - A maioria das aldeias do concelho, sobretudo as de pequena dimensão, foram esquecidas e deixadas ao abandono pelo município contribuindo também para o seu despovoamento;

- Continuidade na omissão aos problemas ambientais como seja a falta de rede de saneamento na maioria do concelho, esgotos a céu aberto em Pinheiro de Lafões e na vila Oliveira de Frades, problemas que chegaram à Assembleia da República pelo PEV;

- Continuidade na submissão aos grandes interesses como se verificou com a Barragem de Ribeiradio, em que a câmara em vez de defender as populações perante a EDP passou a ser um empreiteiro low cost, ao mesmo tempo que as pessoas de Sejães, Fornelo e Virela, viram as suas acessibilidades "afundadas" no embuste que a Câmara criou;

- Continuidade de caminhos e estradas em estado de degradação sem que perspetive a manutenção da rede viária e respetiva drenagem de águas pluviais;

- Continuidade na falta de transporte públicos, quando Oliveira de Frades até já teve comboio e transportes públicos ao fim de semana;

- Continuidade a negligenciar o património histórico e cultural – O estado de abandono das Antas Pintadas de Antelas está a comprometer de forma irreversível as pinturas;

- Continuidade na passividade na exigência da melhoria da rede de telecomunicações,

- Continuidade a tratar tão mal as árvores do espaço público seja pela poda ou pelo abate de árvores - não podemos esquecer o atentado ambiental com o corte dos plátanos em frente à Câmara Municipal,

- Continuidade no comodismo relativamente às dificuldades da população no acesso aos serviços de saúde.

Caros amigos

Desde já, estando ainda numa fase embrionária do manifesto queremos aqui deixar aqui a diferença, algumas linhas e compromissos da Coligação Democrática Unitária, para o concelho de Oliveira de Frades:

1 - Queremos marcar a diferença com uma Câmara Municipal ao serviço dos munícipes, incentivando e aprofundando a participação das pessoas ao invés de bloquear a sua participação como imoralmente hoje se verifica nas reuniões públicas da Câmara Municipal;

2- Queremos marcar a diferença uma gestão eficiente dos recursos e dinheiros públicos passando desde logo por gerir bem o seu maior recursos: o território

3 – Queremos marcar a diferença  melhorando as acessibilidades e a rede viária, nomeadamente no interior das povoações, exigir mais acessibilidade em transportes públicos e a sua regularização, promover a acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida e lutar pelo acesso a serviços de telecomunicações.

4- Queremos marcar a diferença lutando por melhores serviços de saúde para as populações. Hoje  do centro de saúde praticamente só resta o edifício.

5- Queremos marcar a diferença disponibilizando os meios e as condições necessárias para que as pessoas, nomeadamente os mais jovens possam praticar atividades desportivas, artes e desenvolver outras atividades culturais.

6 – Queremos marcar a diferença defendendo a nossa agricultura, os pequenos agricultores e a nossa floresta incentivando o consumo local e produção local.
 7- Queremos marcar a diferença zelando pela qualidade ambiental e pela defesa dos recursos hídricos;
 8- Queremos marcar a diferença com mais segurança rodoviária, mais segurança ambiental,  segurança de bens e pessoas, sem nunca esquecer a segurança alimentar.

Caros amigos

A força da CDU resulta do verdadeiro envolvimento junto das populações, na apresentação de soluções e alternativas para o desenvolvimento local. Com um forte apoio na mobilização de cada um e demais amigos e companheiros, é possível acreditar no projeto que a CDU tem para realizar em Oliveira de Frades, no distrito e no país.

É com coragem e determinação, que a CDU avança para as próximas eleições autárquicas, contando com a ajuda de todos que pretendam continuar a construir Abril.

Viva Oliveira de Frades!

Viva a CDU!