CDU Linha Voto 2015

No Concelho de Nelas cada vez mais cidadãos nos colocam questões para a CDU apresentar nesta Assembleia. Começam a sentir que nós somos uma voz que os representa, colocando aqui os seus problemas. Em coerência com esse compromisso e forma de estar, trago hoje aqui mais algumas questões que afectam a qualidade de vida dos Nelenses:

1 – Em Casal do Sancho correm a céu aberto esgotos há já alguns anos e nada foi feito pela Câmara Municipal. Esta situação já foi levada à Assembleia da República, através do Partido Os Verdes – integrante da CDU. Quando pretende a Câmara Municipal intervir para resolver esta situação?

2 – Em 22 dezembro de 2015, esta Assembleia aprovou a criação do Observatório Ambiental Permanente Concelhio. Quais os passos, dados pela Câmara Municipal para concretizar este importante instrumento de observação ambiental?

3 - Na Póvoa de St. António, fomos alertados para uma situação na Rua de Salgueirinho, onde por falta de 25 metros de alcatrão, moradores quando chove têm que atravessar autênticas piscinas para entrarem nas suas propriedades.

4 – Estando há anos prometida, para quando o alargamento da estrada que liga a Lapa do Lobo a Vale Madeiros, sendo que, pelo que sabemos, os proprietários dos terrenos adjacentes já deram autorização para o referido alargamento?

5 – Na Lapa do Lobo mantém-se o problema da fossa por trás do cemitério onde os esgotos vão sendo encaminhados pelos terrenos a céu aberto até ao Mondego. Ainda na Lapa, existe outra fossa no meio de terrenos agrícolas, cujos efluentes também são encaminhados a céu aberto até á ribeira de Cabanas. É urgente resolver estas situações.

6 – Em relação à Habitação Social não basta ter um Regulamento. É necessário definir uma estratégia que dê resposta aos graves problemas existentes no Concelho, que até este momento não sabemos qual é.

7 – Para quando a beneficiação da Estrada entre Carvalhal Redondo e Nelas?

8 - A CDU gostaria de ser informada se há ou não monitorização dos lixiviados na antiga lixeira?

9 – A CDU estando completamente de acordo com todas as iniciativas de promoção do comércio local, dos produtos regionais, e das tradições, discorda da estratégia seguida pela Câmara. Investir centenas de milhares de euros em eventos cuja eficácia fica muito longe dos objectivos anunciados, como aconteceu com o Mercado de Natal, para a CDU não é o caminho correcto. É necessário planificar, dialogar com os empresários locais e não ceder à tentação do fazer eventos a qualquer preço, movido por impulsos eleitoralistas.

10 – A luta da população de Lapa do Lobo, pela reposição dos horários suprimidos, está a dar frutos. No seguimento da reunião entre a Comissão de Utentes da Lapa do Lobo e a CP-Comboios de Portugal foi obtido um acordo positivo para o desfecho da reivindicação da paragem dos comboios suprimidos no apeadeiro da Lapa do Lobo! Assim perguntamos se a Câmara Municipal de Nelas irá dar o apoio prometido à realização das obras do apeadeiro, dado haver já um orçamento para esta obra?

11 – Mais uma vez a Câmara Municipal demonstra falta de respeito pelas decisões desta Assembleia Municipal. Saiu mais um Boletim Informativo do Município de Nelas que não respeita a recomendação aprovada em 26 de Fevereiro de 2016, que definiu a criação de um espaço onde a Assembleia Municipal publicite os seus trabalhos, nem concedeu espaço às forças políticas aqui representadas onde possam expressar as suas posições através de artigos de opinião. Ao contrário do que é afirmado no Boletim pelo executivo, passo a citar: “Com este boletim informativo queremos reforçar a nossa política de transparência e criar um elo de proximidade mais forte e constante com os habitantes do Concelho de Nelas”, fim de citação, passa-se exactamente o contrário. O afirmado respeito pela oposição, pratica-se no dia-a-dia, não apenas em palavras vãs.

Nelas, 28 de Dezembro de 2016

O Eleito da CDU na Assembleia Municipal de Nelas